90 Minutos

Pensamentos de um sportinguista tendêncioso

12 julho, 2006

Defeso

Numa altura em que as equipas se começam a preparar para a nova época importa fazer uma breve analise do trabalho desenvolvido no defeso pelas mais importantes e quais as expectativas de cada uma delas.

Começando pelo meu Sporting parece-me que esta época estará a ser mais bem preparada que a anterior (será por causa da Champions ou da alienação do património não desportivo, ou de ambos). Apesar dos Farnerud`s e Moisés (algum benefício de dúvida quanto a este ultimo) a contratação do Paredes é de grande importância para o futebol do clube: é bom, tem experiência e não necessita de "periodos de adaptação". Se a ele se juntar um avançado de créditos firmados (Tristan?) então temos equipa. Por fim realce-se o facto de, aparentemente, conseguirmos manter o Caneira, não ter saido nenhuma jovem estrela e terem sido promovidos mais jogadores da cantera. A ser assim temos melhor equipa que o ano passado.

O Benfica contratou Rui Costa. Ao fim de tantos anos (demasiados?) o bom filho a casa torna. Não lhe nego qualidades mas quero ver se o fisico não o vai trair. O mesmo se passa com Miccoli: conseguiram mantê-lo e não também não lhe nego qualidade mas o homem parece que tem caruncho. Está sempre no estaleiro. A pior contratação do Benfica acaba por ser o treinador. Fernado Santos é muito bom homem mas não percebe nada de bola. E continua a ter, atrás de si, alguns jogadores que têm de ir para onde ele vai (lembram-se do Chainho?). Se perderem o Simão e não reforçarem o ataque, o Benfica fica com a equipa mais fraca que o ano passado. A boa noticia é que o Robert foi embora.

Quanto ao FC Porto, com a excepção do João Paulo, fez aquisições que não servem para nada. O caso de Ezequias e Sektioui, então, não lembram ao diabo. Considerando a saida do Hugo Almeida e Diego, a inexplicável dispensa do César Peixoto (será que ficou mal curado da lesão?) e a situação precária do McCarthy, creio que a equipa também fica mais fraca. Só a vinda do Hesselink poderá equilibrar as coisas. Continua a ter um grande plantel mas a equipa não está à mesma altura.

Uma nota final para um situação que é comum a estas 3 equipas. O tempo é de vacas magras e tal reflete-se nas contratações: ou baratuchas, ou empréstimos ou a custo zero.