Antevisão da Bwin Liga
Depois de muita espera, e quando parecia que este blog estava destinado ao desaparecimento, aqui estou eu para fazer uma antevisão da época que se aproxima.
Começando pelo campeão, o FCP é o grande vencedor financeiro do defeso (quase 70 milhões em caixa), mas corre o risco de vir a pagar a factura desportiva desse facto. Das 4 figuras de proa do ano passado, 2 já foram embora, e Lucho e Quaresma estão a ser pressionados por clubes espanhóis para seguirem o mesmo caminho. A sair alguem é certo que não poderão sair os dois, mais não seja porque Pinto da Costa não terá como justificar isso aos sócios. Quanto a reforços estranho a apostas a jovens jogadores brasileiros (agora devem querer um Anderson debaixo de cada pedra) mantendo a politica de não apostar em jovens da casa. Como é que um tipo chamado Fernando tem lugar no plantel e o Vieirinha ou o Paulo Machado não. E mais um avançado não daria jeito? Tenho curiosidade em ver o Bollati e o Leandro Lima.
Ao contrário dos ultimos anos, parece que será o plantel mais fraco dos grandes.
O meu SCP, pela parte que me toca, fez na generalidade, a sua melhor politica de contratações da ultima década. Sem serem "galácticos", Gladstone, Stoikovic, Ismaylov, Vukcevic e Romagnoli parecem-me valores seguros. Derlei e Purovic são para para rever (e, estranhamente, estou com fé no primeiro). Yannick Pupo é para observar com especial atenção.
Quanto às saidas, também o SCP esteve bem: as propostas por Nani e Custódio são irrecusáveis, Ricardo, atendendo à posição do jogador, é vender para não sair de borla no final da época (Tello, lembram-se?), e finalmente, saiu o Carlos Martins que se podia tornar um factor de grande destabilização do balneário. É pena, o que tem de bom jogador tem de cabeça de galinha. Mais um que vai passar ao lado.
Conseguiu-se manter o Moutinho e o Miguel Veloso, logo, só lamento o Caneira.
Finalmente parece que acabamos com emprestados desconhecidos (Koke, Bueno) e que mesmo assim custavam muito dinheiro (Bueno seriam mais de € 60.000,00/mês).
Quanto ao Benfica, parece-me que as duas grandes contratações serão o Zoro e o Manuel Fernandes. Cardoso será bom, mas com aquele custo tem de valer mais de 20 golos por época. Eu não acredito. Bergessio poderá ser um bom jogador mas como não será titular (afinal de contas têm de jogar o Cardoso e "a" Nuno Gomes senão há birras), o argentino vai desmotivar e perder qualidades. Parece-me que o Fábio Coentrão passará um pouco pelo mesmo: sem lugar no 11 é mais um que, devagarinho, se vai perdendo (ainda acaba a jogar na Suiça com o Carlitos).
Mais um ano e o Benfica consegue manter o Simão (já parece o Beto quando estava no SCP - ia sempre embora e ninguém pegava nele), Luisão e, velho ou não, o "maestro". Isso são mais-valias.
Quanto às saidas, estas não são relevantes - parece que ninguém quer jogadores do Benfica - só lamento a ida desse primor da bola chamado Beto para a Suiça (lá está, é sempre o mesmo destino).